Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Projeto Sustentabilidade


PROJETO SUSTENTABILIDADE

“Para criar métodos eficientes para instrução das crianças em idade escolar, no conhecimento sistemático, é necessário entender o desenvolvimento dos conhecimentos científicos na mente das crianças.”
 Vigostky

“O meio ambiente foi o primeiro a sofrer as conseqüências desta aceleração na produção e no consumo. Mas a sociedade humana, especialmente nas áreas urbanas, vivência, diariamente, os efeitos do uso abusivo dos recursos naturais, na medida em que  a produção e o consumo se aceleram e a produção de lixo se transforma num grande problema.” (Calvacante; Moita, 2002.p.2)

Público alvo
Ensino Fundamental – 1º ano
JUSTIFICATIVA:
A necessidade de trilhar caminhos para uma sociedade sustentável desenvolvendo práticas educativas e atitudes reflexivas em torno da problemática ambiental como uma forma de promover mudanças de comportamentos necessários para o futuro do planeta.
OBJETIVOS:
Motivar e estimular processos educativos no sentido de construir uma sociedade sustentável.
Incentivar a refletir o quanto utilizamos recursos naturais de forma devastadora.
Conscientizar para que cuidem de seu próprio ambiente e que modifiquem atitudes e práticas pessoais para chegar à sustentabilidade.
Aguçar a curiosidade para o conhecimento da diversidade de vegetais, suas utilidades na questão dos alimentos e melhor qualidade de vida.
METODOLOGIA:
O trabalho contará com a realização de diversas atividades, a exemplo de leituras realizadas pelo professor, rodas de conversas e de leituras, produções realizadas pelos alunos, vídeos, atividades desenvolvidas no laboratório de informática, histórias para dramatizações, ilustrações, teatro, oficinas e atividades práticas. 
O professor como mediador fortalecerá as atividades com as práticas educativas apontando propostas pedagógicas centradas nos conteúdos dos encontros propondo mudanças de comportamento e atitudes relevantes para o meio ambiente.

DESENVOLVIMENTO:
O mediador desenvolverá os conteúdos gradativamente em encontros semanais com atividades atrativas e lúdicas que estimulam mudanças de comportamentos através de trabalhos com temáticas, tais como reaproveitar material reciclado, manter a limpeza da sala de aula  e da escola, cuidar da água, plantar sementes e coletar materiais da natureza,dramatizar histórias relacionadas com o tema e confeccionar livro, plantar e acompanhar o crescimento com observação e registros dando ênfase a interdisciplinaridade e a transversalidade.

AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorre durante todo o processo, a partir da observação direta com relação à aprendizagem de conceitos, procedimentos participação e  atitudes do aluno.
ATIVIDADE DESENVOLVIDA NOS RECREIOS PARA ORIENTAR OS COLEGAS EM JOGAR LIXO NO LIXO E ECONOMIZAR ÁGUA FECHANDO AS TORNEIRAS APÓS ABRÍ-LAS.

HORA DA LEITURA
LEITURA REALIZADA PELA PROFESSORA COM HISTÓRIAS RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE. 
SEMEANDO NA BANDEJA PARA PLANTAR NA HORTA DA ESCOLA.
OBSERANDO O CABEÇA DE ALPISTE.
APRESENTAÇÃO DO TEATRO “A BORBOLETA DOURADA”.
CONFECÇÃO DE FANTOCHE COM MATERIAL RECICLÁVEL (CAIXINHA DE LEITE).
ATIVIDADES NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO CABEÇA DE ALPISTE.
AULA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
ASSISTIMOS O VÍDEO DO PROJETO TAMAR.

ENTREGA DA CABEÇA DE ALPISTE PARA TODOS OS ALUNOS DA CLASSE.
 PLANTANDO SEMENTES DE SALSINHA E CEBOLINHA  PARA A HORTA DA ESCOLA. 
APÓS ALGUNS DIAS

CRESCIMENTO DAS PLANTAS
PLANTANDO SEMENTE DE FEIJÃO PARA OBSERVAR E RELATAR O CRESCIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário